De autoria de Helena Fagundes, a monografia “Projeto Musicalização UP: Planejamento em educação musical para inclusão de pessoas com Trissomia 21”, foi apresentado no dia 15 de junho de 2023, em formato remoto, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de planejamento de aulas de música para a inclusão de pessoas com Trissomia 21 no projeto de extensão Musicalização UP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2019.1 a 2022.1.
O trabalho apresenta um relato da experiência no ensino de música para pessoas com Trissomia 21 e analisa estratégias a serem utilizadas para o processo de planejamento no contexto geral (educação musical) e no contexto específico (inclusão de pessoas com Trissomia 21 nas aulas de música).
A análise desenvolvida pela autora possibilita refletir sobre a flexibilidade do planejamento inclusivo e a forma como o mesmo pode auxiliar o professor no processo de organização das aulas de modo a atender às necessidades dos alunos.
A banca de avaliação foi composta pela Profa. Dra. Catarina Shin (orientadora), Ma. Pâmeta Moura (coorientadora), Profa. Dra. Carolina Gomes (UFRN) e Prof. Dr. Júlio Melo (UFRN).

No responses yet