A Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CPIA/EMUFRN) integra a Rede de Apoio à Política de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e é normatizada pela Resolução Conjunta nº 02/2022-CONSEPE/CONSAD, de 10 de maio de 2022.

Conheça a CPIA/EMUFRN

Fique por dentro das discussões

A CPIA/EMUFRN possui como objetivo geral: “Promover a valorização e o respeito das diversidades na educação e no convívio social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e especialmente na Escola de Música, colaborando para a construção de um modo de pensar inclusivo, que valorize a dignidade humana na educação e no trabalho como garantia fundamental”. A seguir, listam-se os objetivos específicos:

  • Desenvolver, acompanhar e avaliar ações visando a promoção da inclusão e da acessibilidade nas áreas de Música e Educação Musical;
  • Estimular e articular meios para o envolvimento de todos os segmentos da EMUFRN na resolutividade das demandas de inclusão e acessibilidade;
  • Estimular, no âmbito da EMUFRN, a produção e difusão de conhecimentos sobre inclusão e acessibilidade;
  • Manter o diálogo constante e aberto com a direção da Unidade e indicar as demandas de inclusão e de acessibilidade a serem incorporadas à agenda e ao plano da Gestão;
  • Divulgar boas práticas sobre as atividades relativas à inclusão e a acessibilidade da UFRN e EMUFRN;
  • Criar, na EMUFRN, uma agenda formativa que assegure um espaço de discussão e apropriação de conhecimentos sobre temas relacionados à inclusão e à acessibilidade; e
  • Promover um modo de agir baseado no pensamento que todos possuem a capacidade de aprender e de interagir em comunidade.

No âmbito da EMUFRN, a CPIA foi instituída em 2019 com o objetivo de enfrentar desafios relacionados à inclusão e acessibilidade das pessoas com NEE na instituição. Essa instância trata de diversos aspectos, incluindo atitudes e comportamentos, métodos de ensino, infraestrutura, tecnologia e comunicação, com ênfase na promoção de uma cultura inclusiva na comunidade acadêmica. A CPIA é formada por uma equipe diversificada, composta por docentes, técnicos-administrativos e estudantes com NEE, os quais atuam, a partir de suas áreas de atuação para tornar a EMUFRN mais inclusiva.

Alexandre Virginelli Maiorino
Amandy Bandeira de Araújo
Ana Leila de Melo Soares
Andreza Pereira de Amorim
Camilo Soares Leite de Lima
Camilo Thiago Amorim Fernandes
Carolina Chaves Gomes
Catarina Shin Lima de Souza
Claudia Roberta de Oliveira Cunha
David Barbalho Pereira presidente
Elizabeth Sachi Kanzaki Ribeiro
Fábio Soren Presgrave
Francisco de Assis Teodoro Dalvino
Francisco Elitanildo da Silva Souza
Germanna França da Cunha
João Batista dos Santos Júnior
José Silva de Souza
Júlio César de Melo Colabardini
Mário André Wanderley Oliveira
Nathália Domingos
Rucker Bezerra de Queiroz
Tiago de Quadros Maia Carvalho
Zilmar Rodrigues de Souza

Veja mais: Portaria de Comissão nº 76/2023-EMUFRN, de 20 de setembro de 2023.    

Atividade realizada no dia 28 de julho de 2022, como parte do IX Encontro sobre Música e Inclusão.

Vídeo no YouTube

Participantes: Agamenon de Morais (SEMBRAIN), Ana Leila Soares (Servidora de Referência da SIA/UFRN), David Barbalho (Presidente da CPIA/EMUFRN). Mediação: Prof. Jean Joubert Mendes (Docente EMUFRN).

Atividade realizada no dia 26 de julho de 2023, como parte da programação do X Encontro sobre Música e Inclusão.​

Vídeo no YouTube

Participantes: Prof. Alexandre Maiorino (CPIA/EMUFRN), Profa. Catarina Shin (SEMBRAIN), David Barbalho (Presidente da CPIA/EMUFRN).

Galeria