APRESENTAÇÃO

Orquestra de Inclusiva de Violões da EMUFRN faz parte do Programa de Extensão Esperança Viva e tem como proposta a prática de conjunto e divulgação de músicas compostas e/ou com arranjos musicais para esse tipo de formação. É aberto a estudantes, docentes e técnicos administrativos da UFRN, bem como qualquer pessoa da comunidade externa que já possua conhecimento e técnica básica de violão. O projeto nasceu a partir de cursos de violão oferecidos para pessoas com deficiência visual a partir de 2014. Em 2016, foi inserida no quadro de oferecimento de atividades/cursos do Projeto Esperança Viva já com o nome Orquestra de Violões e em 2017 realizou sua primeira apresentação no V Encontro sobre ensino de música para pessoas com deficiência visual e III Seminário de música e inclusão da Escola de Música da UFRN. Vários alunos e professores foram responsáveis pela manutenção desse grupo e foi coordenado pelos então alunos João Gomes e Allyson Freire. A partir de 2018, passou a ser coordenado pelo professor Eugênio Lima.

A Orquestra Inclusiva de Violões tem como proposta a promoção de uma cultura inclusiva ao integrar pessoas com e sem deficiência no grupo, apresentando um repertório de qualidade constando arranjos de obras populares, eruditas bem como obras autorais compostas especialmente para o grupo e tem se afirmado no meio artístico musical tanto no âmbito interno como externo. Atualmente possui 10 integrantes entre discentes (dos cursos Técnico, Licenciatura e Bacharelado), docentes e pessoas da comunidade externa com e sem deficiência (oriundos do curso de violão bem como outros interessados que já possuem experiência/conhecimento prático e técnico no instrumento). Embora ainda não tenha entre seus integrantes estudantes de pós-graduação, a Orquestra poderá receber alunos desse nível de ensino bem como técnicos administrativos que desejem participar. Vale salientar, ainda que, a participação na orquestra não é exclusivo a público interno da EMUFRN, mas também de outros setores e cursos da UFRN.

A Orquestra Inclusiva de Violões tem ao longo dos anos se apresentado com um repertório diversificado, abrangendo músicas regionais, populares (nacionais e internacionais) e eruditas além de obras autorais e arranjos realizados por parte de seus integrantes. Tem contribuído com o desenvolvimento de uma cultura inclusiva ao integrar pessoas com e sem deficiência no grupo, tanto da comunidade interna como externa. Diante do exposto, a ação se coaduna com o Plano de Gestão 2019-2023 no que diz respeito ao Objetivo Estratégico “Promover a excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação” e suas metas estabelecidas nos indicadores 7 (referente ao número de ações artísticas e culturais), 22 (relacionado à taxa de participação discente em ação de extensão) e 37 (relacionado à taxa de evasão de estudantes cotistas na graduação, dentre os quais se encontram as pessoas com deficiência).

Período: 01/03/2025 a 30/12/2025;

Coordenador: Eugenio de Souza.

VÍDEOS EM DESTAQUE

GALERIA