APRESENTAÇÃO

O Grupo Esperança Viva é um grupo de música inclusivo, uma vez que possui, entre seus integrantes, pessoas com e sem deficiência e necessidades específicas. Atualmente é formado por estudantes da Escola de Música da UFRN e por pessoas com e sem deficiência da comunidade externa (na sua maioria pessoas com deficiência visual). Sua formação remonta a ações de extensão de ensino de música para pessoas com deficiência visual numa perspectiva de inclusão social e, desde então, o Grupo vem se apresentando em diversos eventos, tanto no âmbito da UFRN quanto em outros espaços com abrangência local, estadual e nacional. Suas apresentações têm repercutido positivamente na sociedade, também porque ainda se mostram escassos trabalhos artísticos envolvendo pessoas com deficiência.

A ação do Grupo Esperança Viva tem favorecido um olhar mais positivo em relação à importância da inclusão social por meio da educação e da cultura. Nesse sentido, a UFRN tem despontado como referência na área da inclusão social pelo viés da cultura e da educação ao abrir suas portas para a comunidade externa e interna com deficiência. A partir do ano de 2020, o Grupo Esperança Viva passou por alguns ajustes para se adequar à nova realidade de isolamento social imposta pela pandemia do Novo Coronavírus, tendo que se adaptar ao formato remoto. Nesse novo contexto, o Grupo Esperança Viva se reinventou e adotou estratégias para manter o engajamento dos alunos no estudo da Flauta Doce e na execução do repertório por meio de “mosaicos musicais”. Com a volta à realização de atividades presenciais, o Grupo Esperança Viva voltou, desde o segundo semestre de 2022, a realizar suas atividades presencialmente, o que tem trazido o desafio de retomar a prática musical em grupo com execução em tempo real, como ocorria antes do advento da Pandemia.

Em 2023, o grupo consolidou essa retomada de procedimentos, renovando seus desafios de produtividade para todos os envolvidos, adicionando o trabalho com pessoas da terceira idade. Em 2024, o grupo ampliou sua agenda de apresentações para uma agenda mais ampla e sistemática de apresentações durante todo o ano, como também ampliou as possibilidades de seu repertório musical, com ênfase no regionalismo nordestino. Em 2025, o grupo pretende ampliar seu repertório para abarcar arranjos de canções infantis clássicas como as que receberam arranjos do compositor Villa-Lobos, com vistas a um trabalho melhor direcionado junto às escolas que atendem os níveis Infantil e Fundamental I.

Período: 01/03/2025 a 31/12/2025;

Coordenação: Agamenon Clemente de Morais Junior.

VÍDEOS

GALERIA