A Banda Braille da Escola de Música da UFRN é formada por docentes, técnicos administrativos e discentes da UFRN e ainda por pessoas com deficiência visual da comunidade interna e externa. Tem como proposta divulgar a música de banda baile através de apresentações em eventos culturais, acadêmicos e científicos. Apresentar ao público um grupo musical totalmente inclusivo, contribuindo para consolidação da política de inclusão da UFRN. A Banda é resultado de um projeto amplo de educação musical especial na perspectiva de inclusão iniciado na Escola de Música no ano de 2011. Desde que foi criado, em 2014, vem se solidificando como grupo artístico da UFRN, que tem contribuído para a inclusão social de pessoas com deficiência no campo da performance artística.
Possui um repertório amplo e tem animado diversos eventos internos e externos, como por exemplo: CIENTEC, eventos da Progesp e Centro de Educação/UFRN, Jornada de Diálogos sobre acessibilidade e inclusão (IFRN Santa Cruz), nos Encontros sobre ensino de música para pessoas com deficiência visual, eventos da Secretarias Municipal e Estadual de Educação, dentre outros. Atualmente sua formação consta de 1 violonistas, 1 guitarrista, 2 cantores, 1 tecladista, 1 baterista, 1 percussionista, 1 acordeonista, 1 baixista. Integram também a equipe da Banda um estudante (técnico de som) e servidores para apoio logístico do grupo (transporte, secretariado, agendamento de shows e apresentações, divulgação e publicidade). Tem como proposta executar obras de compositores diversos da MPB e também do repertório de banda baile.
O projeto consta de reuniões e ensaios semanais de duas horas de duração cada e abrangerá estudo de repertório, técnica, discussão em grupo e avaliação da performance como um todo. Realização de apresentações no âmbito da UFRN e outros espaços. O grupo se reúne semanalmente para realização de ensaios, às sextas-feiras, das 8h às 10h e às quartas-feiras para planejamento e discussões. Além disso, se organizam em outros horários nas pesquisas de músicas, arranjos, gravações, e outras obras, além de reuniões de planejamento e organização prática dos ensaios e apresentações musicais do grupo, tradução do repertório para a Libras e transcrição das letras de partituras para o Braille para serem entregues aos componentes com deficiência da Banda. Atua se apresentando em eventos promovidos pela EMUFRN e outros setores da UFRN quando convidado. Também se apresenta em instituições fora do âmbito da UFRN, em eventos diversos e, mais especificamente, em eventos que reforçam a temática da inclusão e acessibilidade.
Período: 01/03/2025 a 31/12/2025;
Coordenador: Agamenon Clemente de Morais Junior